Acesc realiza funerais isentos aos cascavelenses de baixa renda. Qualquer cidadão cascavelense, que comprove baixa renda, tem direito a um funeral isento feito pela Acesc. Para conseguir esse benefício, é necessário que a família apresente na Administração, comprovante de residência, atestado de pobreza e uma guia de isenção com assinatura de duas testemunhas. Aqueles que possuem plano de assistência funeral não poderão receber o benefício.

O serviço de funeral isento inclui uma urna funerária, velas, véu, preparação do corpo, velório, transporte funerário e o sepultamento. O terreno e a gaveta nos quais o corpo será sepultado são fornecidos como cedência em comodato, uma formade empréstimo, de três a cinco anos. Após esse período, a autarquia faz a exumação do corpo e a família fica responsável em acomodar os restos mortais num terreno próprio. Caso ninguém compareça no período combinado, a Acesc exuma o corpo e coloca os restos mortais no ossuário coletivo.

Os terrenos para os sepultamentos isentos estão no Cemitério Jardim da Saudade, do bairro Guarujá. Por ano, a Acesc investe aproximadamente R$ 250 mil dos recursos próprios nesse tipo de funeral. O serviço é oferecido a todos que procuram a Administração e a família que não necessita de um funeral isento ou não se adequa às exigências, assina um termo recusando o serviço. A Lei Municipal n.º 4.756/2007 é a que regulamenta os benefícios do funeral isento.